Síndrome do coração partido

12035066_s

Fonte: Markus Gann / 123RF

Debbie Reynolds, de 84 anos, morreu de repente um dia depois de sua filha, a morte de Carrie Fisher. A causa provável da morte é síndrome do coração quebrado. Síndrome do coração partido é uma condição real causada por dor psicológica extrema. O nome médico para a síndrome do coração quebrado é a cardiomiopatia de Takotsubo, escolhida pelo pesquisador japonês que identificou a síndrome em 1990. A palavra “takotsubo” significa a armadilha do polvo. A forma da armadilha assemelha-se à forma do ventrículo esquerdo durante o início da condição médica.

Emocional intensa estresse desencadeia a liberação de altos níveis de adrenalina, catecolaminas e outros produtos químicos associados com dor e outrostraumáticas experiências. Quando a dor intensa é prolongada, os níveis destes produtos químicos podem aumentar e tornar-se tóxico, causando insuficiência cardíaca. Especificamente, o ventrículo esquerdo incha, reduzindo a eficiência do coração para bombear sangue. O abrandamento do fluxo sanguíneo pode causar coágulos sanguíneos. Os coágulos de sangue causam insuficiência cardíaca ou um acidente vascular cerebral. Os sintomas da síndrome do coração partido podem imitar os sinais de um infarto do miocárdio típico. Os sintomas incluem fadiga, dor torácica, edema pulmonar e falta de ar. Síndrome do coração partido pode exacerbar condições médicas subjacentes, especialmente em pessoas que têm condições cardíacas existentes. O estresse adicional pode causar aumento da probabilidade de um resultado fatal.

Não é incomum para os cônjuges que foram casados por décadas para morrer em horas ou dias de um outro. Os pesquisadores descobriram que as mulheres são mais suscetíveis à síndrome do coração partido do que os homens. As pessoas são mais suscetíveis à síndrome do coração partido se a morte de um ente querido é súbita e inesperada. As pessoas são menos suscetíveis à síndrome do coração partido se eles têm laços estreitos família, o apoio da comunidade e fortes religiosas crenças. As doenças longas também reduzem a probabilidade do início da síndrome do coração partido, porque os cônjuges sobreviventes têm tempo para se preparar psicologicamente para a dor que seguirá a morte dos entes queridos. Mais importante ainda, os cônjuges sobreviventes têm tempo para dizer adeus a seus companheiros de vida.


Tags usadas neste artigo:

doença Síndrome do coração partido, sintomas Síndrome do coração partido,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *