Quem criou o Telefone? – Veja quem Inventou a Telefone.

Afinal quem foi que criou o Telefone??

Durante anos acreditou-se que teria sido Alexander Graham Bell, mas tudo mudou em 2002 quando se provou que, afinal, alguém tinha inventado o telefone anos antes. E esta não é a única história do género.

Imagem de Telefone

Veja um pouco sobre a História d0 Telefone.

O TELEFONE, essa maravilhosa invenção que tanto auxílio presta ao homem e que trouxe ao mundo uma grande parcela de progresso, surgiu do espírito laborioso e pertinaz de Alexandre Graham Bell, nascido na Escócia, no ano de 1847.

Antes de Graham Bell, porém, alguns estudiosos já  se haviam dedicado às pesquisas de várias forças que haveriam de resultar, mais tarde ou mais cedo, na invenção desse maravilhoso aparelho.

Em 1837, um americano, Charley Page, chegou à convicção de que as ondas elétricas podiam transmitir o    som; alguns anos depois, um francês, Charles Boseul,  afirmava que as palavras podiam ser levadas pela eletricidade; finalmente, em 1860, um alemão, João Felipe Reis, chegou mesmo a construir o telefone tosco.

Alexandre Graham Bell é considerado, entretanto, o verdadeiro inventor do telefone. Menino ainda, em sua cidade natal, Bell sempre mostrou grande aplicação para os estudos. Depois de moço, passou-se para a Alemanha, onde na Universidade de Wurzburgo, tomou o grau de doutor.

Passou depois para o Canadá, alcançou em seguida os Estados Unidos, onde se naturalizou norte-americano.

Passou a residir em Boston, como professor de surdos-mudos, trabalho este para o qual contava grande experiência, visto por muitos anos ter colaborado com seu pai, Melvill Bell, inventor, por sua vez, de uma lin-guagem manual para os surdos.

Durante esses trabalhos, Bell não só assistia como também realizava experiências notáveis sobre a posição dos órgãos vocais na formação dos sons e sobre as quali dades musicais dos sons das vogais.

Experimentou, então, descobrir um meio que lhe permitisse a produção elétrica da música. Tentando estudar a transmissão da música elétrica por um fio telegráfico, Bell sentiu-se compelido a estudar mais atentamente a telegrafia elétrica e a proceder a várias experiências quo culminaram com a invenção do telefone.

Após numerosos ensaios e tentativas, conseguiu, por fim, Graham Bell encontrar a forma definitiva do telefone, exatamente como ele é ainda empregado: as ondas sonoras, partindo da nossa boca, batem num disco, situado no bocal do telefone.

Êsse disco acha-se ligado a fios metálicos, por onde passa uma corrente elétrica. As ondas sonoras são transmitidas instantâneamente a um outro disco, situado a quilômetros de distância. Aí, este último vibra como o primeiro, repetindo as palavras pronunciadas.

Em qual ano foi invetado?

O novo invento foi apresentado na Exposição de Filadélfia, em 1876, onde causou grande sucesso.

A invenção do telefone causou, como era de se esperar, entusiasmo mundial e logo o nome de seu inventor conquistou grande celebridade. Em 1880, recebia Bell o Prêmio Volta, concedido pela Academia de Ciências de Paris.

A lexandre Graham Bell faleceu no ano de 1922, com  a    Idade de setenta e cinco anos.

 

O telefone, esse aparelho que nos habituamos a usar todas as vezes que desejamos conversar com pessoas que encontram distantes, seja para resolver um negócio importante, seja para um cumprimento ou apenas uma simples comunicação, representa o sonho de milhares e milhares de seres humanos durante séculos e séculos.

Representa a história da sua invenção as inúmeras tentativas feitas pelo homem para por em contacto pessoas separadas por grandes distâncias, como diz o seu próprio nome, em sua etimologia grega: teles — distância o phonos — som.

D. Pedro II, quando da sua visita aos Estados Unidos  da América do Norte, em 1876, visitando a Exposição de Filadélfia, após experimentar o aparelho de Graham Bell,disse, entre comovido e maravilhado: “Meus Deus, isto Fala!”

O fato teve larga publicidade e o apoio de D. Pedro  II ao inventor, acabou por animar aos mais céticos. Numa comunicação feita à Real Sociedade de Londres, Bell fez saber que lâminas de ouro, prata, borracha e madeira e um grande número de outras substâncias emitem um som distinto, quando feridas por vibrações luminosas intermitentes.

Segundo os italianos, foi Antonio Meucci, nascido em Florença, o inventor do telefone. Meucci emigrou, em 1885 para a América, indo trabalhar em Havana como mecânico.

Ali, empregando um megafone para dar ordens aos seus maquinistas, teve a idéia de transmitir a palavra através de corrente elétrica.

Indo para Nova York, recomeçou seus estudos sobre  o problema e acabou por construir um telefone muito rudimentar, composto de um magneto, um carretel e um diafragma, encerrados numa caixa de madeira.

Faltavam-lhe, entretanto, os recursos para continuar. Assim mesmo, em setembro de 1871, solicitou registro de patente de invenção, ilustrando a petição com gráficos. Passaram-se, no entanto, cinco anos, sem que Meucci adquirisse meios para liquidar o caso.

Em fevereiro de 1876, surgiram dois pedidos de patentes de invenção do telefone: um, apresentado por Graham Bell e outro, por Elisha Gray, americano. Ambos os pedidos foram registrados.

Meucci, não se conformando, apelou para os tribunais e a demanda prolongou-se indefinidamente, enquanto Bell, nesse meio tempo, fundava, com enormes capitais, a “Bell Company”, que se tomou, em pouco tempo, a mais gigantesca emprêsa comercial dos Estados Unidos.


Tags usadas neste artigo:

ano, origem, qual ano, quem criou, quem fez,

25 comentários em “Quem criou o Telefone? – Veja quem Inventou a Telefone.

  1. 253818 395690I need to have to admit that that is 1 amazing insight. It surely gives a company the opportunity to have in about the ground floor and actually take part in generating a thing special and tailored to their needs. 155567

  2. 9588 519327Hello, Neat post. There is an concern along together with your internet site in internet explorer, could test thisK IE still is the marketplace leader and a huge portion of other people will miss your magnificent writing because of this issue. 75710

  3. 641944 441803What a exceptional viewpoint, nonetheless is just not produce every sence by any indicates discussing this mather. Just about any technique thanks and also i had try and discuss your post directly into delicius but it surely appears to be an issue within your blogging is it possible you need to recheck this. thank you just as before. 875804

  4. 428754 407477 I discovered your weblog website on google and check a few of your early posts. Continue to maintain up the quite very good operate. I just additional up your RSS feed to my MSN News Reader. Seeking forward to reading much more from you later on! 98151

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *