Quem criou o Futebol? – Veja quem Inventou o Futebol

Há uma série de crenças sobre a questão de quem inventou o futebol. Alguns sugerem que a história do futebol vem de tempos remotos, cerca de 2500 A.C., durante o qual os gregos, egípcios e chineses, todos parecem ter participado de jogos com os pés, envolvendo uma bola. Então responder a pergunta sobre quem inventou o futebol, precisa ser bem elaborada.

A maioria destes jogos incluia o uso das mãos, pés e até mesmo varas para controlar a bola. O jogo romano ‘Harpastum’ era um jogo com bola, onde cada lado tentava manter a posse de uma pequena bola o maior tempo possível. Os gregos antigos competiam em um jogo semelhante chamadp “Episkyros”, mas ambas as atividades refletiam regras mais perto do rugby do que do futebol moderno.

Tsu-Chu, 255-206 a.C. O crédito de quem inventou o futebol fica para a China antiga.

 

O mais relevante desses jogos antigos para nossos jogos de hoje, é o jogo chinês chamado de “Tsu-Chu” ou “jogar bola”, como ele é traduzido. Fazia parte do treinamento militar e tornou-se tão popular que até a realeza o apreciava. Registros do jogo remotam a dinastia Tsin (255-206 a.C.) e ilustram um jogo em que soldados competiam em uma atividade de treinamento que caracteriza uma bola de couro que estava sendo chutada em uma rede amarrada entre dois pólos. A principal diferença entre Tsu-Chu e o futebol moderno era a altura do gol, que tinha cerca de 9 metros de altura.

  Conheça 5 fatos curiosos sobre as múmias

Registros históricos dão conta de que, na dinastia Han, o imperador Wudi (156 a.C. – 87 a.C.) ordenou a mudança de todos os melhores jogadores para a capital do império – só para que ele pudesse assistir a jogos de alto nível. Isso mostra como o futebol é um fenômeno de audiência desde os seus primórdios.

Outros esportes similares surgiram derivados do Tsu-chu. Um desses jogos se chamava kemari, que era um jogo disputado num campo redondo. Há indícios de que, em algum momento da história antiga, um grupo de jogadores desse esporte foi à China para um desafio contra praticantes de tsu chu, podendo ser esse, o primeiro amistoso internacional da história.

E desde então o Tsu-Chu, deu origem a outros jogos parecidos com o futebol, se espalhando por todo o mundo, com muitas culturas tendo atividades centradas no uso de seus pés. Os nativos americanos praticavam o “Pahsaherman ‘, os australianos indígenas o ‘Marn Grook’ e Moari, ‘Ki-o-Rahi’, etc.

Futebol na Europa

O futebol começou a evoluir na Europa moderna a partir do século 9 em diante, e na Inglaterra, cidades inteiras chutavam uma bexiga de porco de um lado para outro. O jogo foi muitas vezes visto como um incômodo até mesmo sendo banido por alguns períodos da história da Grã-Bretanha.

A codificação do futebol começou nas escolas públicas da Grã-Bretanha no início do século 16. O “futebol” do sistema escolar privado era um jogo em que eram utilizadas as mãos durante certos períodos do jogo e lutas eram permitidas, mas por outro lado, a forma moderna de futebol estava sendo formada. Duas marcações para delimitar um gol eram colocadas em cada extremidade, goleiros e táticas foram introduzidos, e as lutas banidas.

  10 religiões antigas que são seguidas até hoje

As regras e regulamentos continuaram a evoluir na Grã-Bretanha, e por volta de 1700, clubes de futebol começaram a surgir, jogando partidas entre eles. Durante esse tempo, ainda era autorizado usar as mãos durante o jogo e só era possivel passar a bola para trás, ou seja, havia ainda algum caminho a percorrer na produção do jogo de futebol moderno que vemos hoje.

Foi então, que finalmente, a Associação de Futebol tentou reunir os diferentes códigos e sistemas em toda a Grã-Bretanha para formar um conjunto aceito de regras do futebol, em 1863. Logo após serem colocadas as regras da Associação de Futebol, a primeira partida oficial de futebol teve início em Battersea Park, em Londres, com muitos dos melhores jogadores.

A partir desse ponto, o futebol floresceu na Grã-Bretanha, com a “Football Association Cup” sendo introduzida 12 anos depois, e a fundação da Liga de Futebol em 1888. Ao mesmo tempo, clubes de futebol começaram a se espalhar por toda a Europa, Dinamarca, Bélgica e Suíça, todas ligadas a Associação de clubes de futebol. Na virada do século 20, muitos países europeus tinham formado suas próprias ligas de futebol e competiam em jogos internacionais entre as nações que rivalizavam.

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) estabeleceu um acordo internacional entre os códigos e países, que foi formado em 1904. Em 1930, a primeira Copa do Mundo FIFA foi realizada no Uruguai e manteve-se o auge do mundo do futebol desde então.

fonte: Acredite ou não


Tags usadas neste artigo:

criador do futebol, quem criou o futebol, quem inventou o futebol, quem que inventou o futebol,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *